Oficina gratuita de Cinema e Educação para professores: inscrições até 30 de agosto

Basta uma olhada rápida na programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para perceber a preocupação crescente com a formação de público para o cinema nacional, com os jovens realizadores e também com a preparação de educadores interessados em se aprofundar na discussão do cinema em sala de aula.

Este ano o Festival oferece a oficina Cinema e Educação, com carga horária total de 14 horas. A atividade será realizada nos dias 14 (de 14h às 18h) e 15 de setembro (8h às 18h) e oferece uma introdução à teoria e à prática da Linguagem Cinematográfica. As aulas serão ministradas por Virgínia Gualberto, professora do Centro de Educação da UFPB e coordenadora do Projeto Cinestésico, de ensino, pesquisa e extensão que pretende aproximar a educação e o cinema. 

A oficina, que tem como público-alvo professores do ensino básico,  é gratuita e vai abordar também a Meta 6 da Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação / 2014-2024) que objetiva oferecer educação em tempo integral e a Lei nº 13.006/2014 que torna obrigatória a exibição de cinema nacional na Educação Básica.

Além da oficina de Cinema e Educação, também constam na programação oficinas de Criação e edição de vídeos por celular, Produção de Cinema Independente (de Guerrilha), Criação e Direção de Videoclipes, entre outras. Todas as atividades são gratuitas e os interessados devem se inscrever através do site do Festival de Brasília, até o dia 30 de agosto.

Em 2018 o evento chega a 13 regiões administrativas do Distrito Federal entre os dias 15 e 22 de setembro, com o intuito de deslocar o eixo da cadeia produtiva do cinema no DF e levar as oportunidades para jovens de outras regiões. Seis destas 13 regiões recebem as atividades formativas gratuitas.

Outras atividades agregam à preocupação com a formação de público; a programação conta também com o  4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, dedicado a produções de alunos da rede pública da cidade, o 2º Festival Universitário, um recorte do cinema que tem sido produzido por estudantes universitários em todo país, a Mostra Festivalzinho, com sessões especiais para o público infantil, e o projeto Cinema Voador, um ônibus-tela de projeção que circula pelo Distrito Federal exibindo obras icônicas do cinema brasileiro, ao ar livre.

O Festival conta também com mostras competitivas, debates, painéis setoriais, encontros de mercado e conversas livres. Mais informações sobre as outras oficinas, clique aqui. Outros detalhes da programação estão disponíveis no site oficial do Festival.

 

SERVIÇO – Oficina de Cinema e Educação

Inscrições até 30 de agosto.
Local: Espaço Cultural Renato Russo (sala Marco Antônio Guimarães) – W3 Sul 508
17/09 – Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos.
18/09 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
Datas das oficinas:
14/09 (sexta-feira): 14h às 18h
15/09 (sábado): 8h às 18h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.