Formação de Público: 4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília

A difícil e ampla discussão sobre a necessidade de se pensar formação de público no cinema e iniciativas que ajudem neste processo são assuntos bastante presentes entre educadores, realizadores e pesquisadores do audiovisual como ferramenta pedagógica e de transformação social.

Em Brasília, desde 2015, um público potencial de aproximadamente 250 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal é mobilizado todo ano a participar do Festival de Cinema de Brasília, como espectadores mas, especialmente, como realizadores, por meio do Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília.

Especialmente”, porque a formação de público em qualquer arte vai diretamente ao encontro da capacidade de identificação de um público potencial com esta arte. E para isso ser possível, é preciso permitir. É necessária também uma preocupação em ceder espaços e criar oportunidades, para que esses futuros espectadores percebam a presença de semelhantes ali, se reconheçam e se sintam aptos a ocupar e protagonizar estes mesmos espaços com suas histórias.

O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília integra a programação oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos maiores festivais de cinema nacional do país, que este ano será realizado entre os dias 15 e 22 de setembro em 13 regiões administrativas do Distrito Federal.  O evento envolve estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio a alunos de Ensino profissionalizante e Educação de Jovens e adultos. O objetivo é dar visibilidade à produção audiovisual desses estudantes, reconhecendo a produção artística e criativa por meio do audiovisual, além de  promover a formação e o intercâmbio dos (as) professores (as) mediadores (as) e contribuir com a formação do público de cinema em Brasília.

Este ano o evento homenageia a Professora Doutora Laura Maria Coutinho, que pesquisa e estuda a área de educação e formação audiovisual no contexto pedagógico. Nas outras edições, foram homenageados o cineasta documentarista Vladimir Carvalho (2015), o jornalista Sérgio Moriconi (2016) e a cineasta, poetisa e professora Maria Coeli (2017).

laura-homenageada“A educação fica muito restrita a leitura, alfabetização, e precisa haver uma alfabetização audiovisual para nossas escolas. Porque é uma dimensão fundamental hoje você ser educado audiovisualmente para viver nesse mundo”, afirma Laura, em entrevista ao Canal E, cuja implementação foi uma de suas bandeiras enquanto esteve na Secretaria de Educação (DF) . A professora ainda completa: “É preciso que as pessoas compreendam essa linguagem. Quando a pessoa pode se expressar por meio do audiovisual, ela vai saber ver melhor e interpretar que mundo audiovisual é esse”.

O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília é uma ação da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas/Canal E, que visa implementar a linguagem audiovisual na educação, promover a formação e o letramento audiovisual e estimular a produção autoral e o protagonismo dos estudantes da rede pública de ensino. A realização é uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e as mostras e premiações acontecem durante Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nos dias 17 e 18 de setembro. A Comissão Julgadora é composta por professores artistas e cineastas de Brasília que escolherá 15 (quinze) filmes de cada nível/modalidade para exibição e premiação.

Outras informações sobre os filmes selecionados acesse a página do FestCurtas, e sobre o Festival de Brasília, acesse o site oficial do evento.

 

“A importância do audiovisual está dada, só não vê quem não quer. A minha mensagem é: Não vamos negligenciar a educação e vamos trazer o audiovisual para dentro das nossas atividades educativas, sejam elas dentro de sala de aula ou não. Não desistam da educação e não desistam do audiovisual!”

Laura Maria Coutinho

 

Assista o Teaser do  4° Festival de Filmes Curta Metragem das Escolas Públicas de Brasília, produzido por alunos do CEM Paulo Freire, de Brasília.

 

SERVIÇO – Exibição e premiação dos curtas:

Local: Cine Brasília (106/107 sul)
17/09 – Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos.
18/09 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
Horário: das 9 às 12h
*Outras informações:
festivaldecurtas@edu.se.df.gov.br
ou pelo telefone (61) 3901-6917

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.