A Ecofalante, organização da sociedade civil que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, acaba de lançar a Ecofalante Play, uma plataforma dedicada exclusivamente para professores, educadores e instituições de ensino, com mais de 130 filmes brasileiros e internacionais relacionados a temáticas como emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde. 

A plataforma é totalmente gratuita e conta com filmes selecionados a partir da curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, maior festival de cinema com temática socioambiental realizado na América do Sul. Entre os títulos presentes na plataforma educacional estão “Amazônia Sociedade Anônima“, de Estêvão Ciavatta;  e “Martírio“, dirigido por Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida, que investiga as origens do genocídio praticado contra os índios Guarani Kaiowá.

O endereço da plataforma é https://play.ecofalante.org.br/ e para utilizá-la, cada profissional deve realizar um cadastro gratuito vinculado à sua instituição de ensino, o que irá liberar o acesso ao catálogo de filmes e permitirá o agendamento de sessões.

A Ecofalante Play integra o Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de promover reflexão e debates sobre questões atuais usando o cinema como ferramenta para as conversas. O programa atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país.