Um dos destaques da programação do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentário é a obra “Women Make Film- Um Novo Road Movie Através do Cinema”, de Mark Cousins (Reino Unido, 2019), que estará disponível online entre 3 e 10 de abril, na plataforma do Spcine Play.

A série foi produzida em cinco anos e discute a história e a linguagem do cinema desenvolvidos pelas obras de cineastas como Àgnes Varda, Alice Guy Blaché, Heddy Honigmann, Jane Campion, Kinuyo Tanaka, Maya Deren, Petra Costa, Safi Faye, Sally Porter e Sumita Peries, entre outras.

O Brasil está presente em “Elena”, da brasileira Petra Costa (em “Memória”), e também no cenário de “O Amor Natural”, de Heddy Honigmann (em “Sexo”). A produção conta com 40 capítulos (ao todo 840 minutos) divididos em 5 programas.

Para acessar o Spcine Play é preciso se cadastrar gratuitamente na plataforma Looke. Importante destacar que cada episódio permite no máximo 1000 acessos!

É Tudo Verdade' on-line e gratuito: festival de docs lança sua ...

Os temas dos programas por ordem de projeção são: 

– Como as diretoras definem o tom de seus filmes, constroem verossimilhança, apresentam personagens, gravam diálogos e enquadram cenas.

– Como as diretoras montam cenas, constróem jornadas e descobertas, retratam crianças e exercitam o minimalismo, a edição, pontos de vista e closes.

– Como as diretoras retratam corpos, sexualidade, lares, religião, trabalho, política, surpresas e comédia.

– Como as diretoras lidam com o melodrama, a ficção científica, as representações do inferno e de tensão, a estase, cortes nos filmes, a memória e o tempo.

– Como as diretoras filmam interiores, o existencial, o amor e a morte, os fins, música e dança.

Para acessar a relação completa de filmes citados, acesse o site www.womenmakefilm.com.

O cronograma completo das sessões online do Festival está disponível no site oficial do É Tudo Verdade.

Publicidade